Informações sobre Pedágios

Localização das praças de pedágio

 

Marcador com preenchimento sólido

Local

P1

Cláudia, BR-163/MT, km 897

P2

Guarantã do Norte, BR-163/MT, km 1089

P3

Trairão, BR-163/PA. km 636

 
Nessas praças de pedágio as filas máximas são limitadas a 200 metros de extensão, não podendo essas superarem essa distância durante 15 minutos. Em véspera e nos feriados, fins de semana e eventos notáveis, o limite sobe para  400 metros. 

Formas de pagamento

Os pedágios da Via Brasil BR-163  aceitam as seguintes formas de pagamento:
 

  • Em dinheiro a concessionária orienta os usuários a priorizar o pagamento com moedas, visando facilitar o troco e agilizar a passagem.
  • Cartões de crédito e débito
  • Pagamento automático (tag), Os usuários podem usufruir de desconto de 5% na tarifa
  • PIX
  •  Tag Vale-Pedágio (transportadoras)

.


Como contratar as tags?

A comercialização dos tags é feita diretamente por empresas credenciadas pela ANTT e atualmente são aceitas as seguintes marcas:

 

  • Sem Parar: 3003-7367 (www.semparar.com.br)
  • ConectCar: 4020-2227 (www.conectcar.com.br)
  • Veloe: 3003-3510 (www.veloe.com.br)
  • Move Mais: 3003-7651 (www.movemais.com.br)
  • Taggy: https://taggy.com.br/ParceirosComerciais
  • DB Trans (Transportadoras): 4003-3828 (www.dbtrans.com.br)
     

Tabela de tarifas

Passagem livre de cobrança

Os veículos com até 4 eixos de rodagem simples, como carros, motos, ônibus e caminhões de menor porte têm passagem livre de cobrança em Trairão (PA), mas estes devem utilizar as cabines para que seja feita a identificação do veículo, caso não tenham o TAG instalado. Caso estes veículos possuam o TAG, podem utilizar normalmente nas pistas automáticas, sem parar na cabine.

Nesta praça, a cobrança é realizada somente dos veículos comerciais a partir de quatro eixos.

 

Evasão de pedágio

Ao atravessar um pedágio sem efetuar o pagamento você está realizando uma evasão. Essa é considerada como infração grave, acarretando cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e gera uma multa de R$ 195,23.

Orienta-se que caso não tenha conseguido realizar o pagamento no momento da passagem, o usuário deve procurar o mais breve possível um dos contatos da concessionária relatando o ocorrido.

Ao receber o contato do usuário, iremos confirmar a evasão e será indicado o valor devido, bem como a forma de pagamento.

Importante ressaltar que caso a multa já tenha sido emitida, o pagamento da passagem não isentará o usuário do pagamento da multa. De forma similar, pagar a multa também não retira a obrigatoriedade do pagamento da tarifa de pedágio à concessionária.


 

Sobre a isenção de pedágio

Conforme legislação vigente, são isentos do pagamento de tarifa de pedágio os veículos do Corpo Diplomático e veículos oficiais utilizados pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas.

Para requerer o credenciamento do veículo são necessários:

 

  • Requerimento formal contendo marca, modelo, ano de fabricação e cor predominante do(s) veículo(s) e indicando o responsável pela solicitação, seu cargo ou função, telefones de contato e endereços físico e eletrônico.
  • Cópia do certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV)
  • Cópia do contrato de locação dos veículos assinados.
  • Em caso de Autarquia e Fundação Pública, cópia da norma que a instituiu, registro civil, quando se tratar de fundação pública de direito privado.

 

Esses devem ser enviados para ouvidoria@viabrasilbr163.com.br para que seja feita a análise.


 

Como fazer em caso de cobranças indevidas?

Eixos suspensos cobrados

A consulta referente ao encerramento da MDF-e é feita em sistema integrado às respectivas secretarias estaduais da receita, devendo a indicação de “encerrado” estar nos sistemas desses órgãos. (veja mais)

Assim, em caso de cobrança de eixos suspensos deve ser apresentado ao e-mail da Ouvidoria (ouvidoria@viabrasilbr163.com.br) o Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE), bem como as informações do veículo (placa, marca e modelo) e da passagem (data, hora e praça de pedágio).

 

Cobranças na tags que não reconheço ou em valores superiores ao devido

As operadoras das tags devem ser consultadas para mais informações. Essas disponibilizam em seus aplicativos ou websites formas de contestação das passagens e, havendo a necessidade, elas entrarão em contato conosco

 

Erros durante a cobrança nas cabines

Em caso de cobrança a mais realizada nas pistas de cobrança manual, realizada por um de nossos atendentes, solicitamos o envio para nossa Ouvidoria (ouvidoria@viabrasilbr163.com.br) de imagens dos comprovantes de pagamento da passagem e as informações do veículo (placa, marca e modelo) e da passagem (data, hora e praça de pedágio).


 

Solicitação de Documento Fiscal Equivalente (DFE)

O DFE, ou Documento Fiscal Equivalente, é o documento emitido pelas concessionárias de pedágio equivalente às Notas Fiscais. Após passar pelo pedágio e pegar o recibo, você pode solicitar, aqui, a inclusão de seus dados, como CPF/CNPJ. Isso vale, também, para quem utiliza os tags de pagamento automático.

Acesso ao portal DFE da Via Brasil BR-163

 


Para mais informações

Entre em contato através do e-mail ouvidoria@viabrasilbr163.com.br